Risco de volta da poliomielite desafia autoridades de saúde no mundo
Em Londres, a campanha de vacinação contra a doença é para crianças de 1 até 9 anos de idade
SBT Brasil
O risco de volta da poliomielite tem desafiado as autoridades de saúde no mundo todo. O grande obstáculo são pais que se recusam a vacinar os filhos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em Londres, a campanha de vacinação contra poliomielite é para crianças de 1 até 9 anos de idade. Quem já foi imunizado vai receber uma dose de reforço. "Algumas amostras que encontramos na água do esgoto mostram evidências de mutação do vírus original. A preocupação é que essas novas variantes têm o potencial de agir com a pólio original, ou seja, causar paralisia", explicou Mary Ramsay, diretora de imunização do sistema de saúde do Reino Unido. No total, 116 casos foram notificados em Londres desde fevereiro.
A poliomielite é causada por um vírus que pode levar à paralisia dos membros inferiores. Começou a ser combatida na década de 50, quando a primeira vacina foi aprovada. No Reino Unido, o último caso da doença tinha sido registrado em 84. O vírus da polio entra no organismo pela boca depois do contato com a saliva ou mãos de pessoas infectadas, alimentos ou água contaminados.
Com a volta da polio em Londres, o desafio das autoridades de saúde é lidar com a desconfiança de muitos pais que simplesmente não querem vacinar os filhos, assim como aconteceu com a covid-19. "Não me sinto confortável, porque não sei dos impactos da vacina na minha criança" disse uma britânica, apesar de os médicos serem taxativos: "a vacina contra polio é a melhor prevenção, porque não há tratamento".
Em israel e em Nova York, o vírus da polio também foi encontrado no esgoto. Um caso de paralisia infantil foi notificado em uma criança nova-iorquina no dia 21 de julho. Por lá, as autoridades locais estimam que 14%o da população não recebeu as três doses da vacina na infância por decisão dos pais, já que o imunizante faz parte do calendário anual.
Nos Estados Unidos, o último registro de poliomielite, antes deste novo caso em Nova York, havia sido em 2013. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país também emitiu uma recomendação aos adultos. Qualquer pessoa -- incluindo gestantes -- que não tenha a certeza se recebeu a imunização completa quando criança pode tomar uma dose extra única de reforço. A nova meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para erradicação da polio é 2026.
Veja também: