Taiwan inicia manobras militares e simula defesa contra China
Exercícios incluirão o deslocamento de centenas de soldados e cerca de 40 equipamentos de artilharia
Soldados de Taiwan iniciaram, nesta 3ª feira (9.ago), manobras militares e exercícios de defesa contra um possível ataque procedente da China. Segundo informações da France-Presse, os exercícios começaram no condado meridional de Pingtung, com o disparo de sinalizadores e artilharia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As manobras militares deverão ocorrer até a próxima 5ª feira (11.ago) e incluirão o deslocamento de centenas de soldados e cerca de 40 obuses - modelo de boca de fogo de artilharia. No total, 20 barcos da marinha chinesa e taiwanesa permanecem perto da linha mediana do Estreito da ilha.
A ação acontece em meio à ameaça de invasão em Taiwan pela China, que reivindica o território, separado em 1949, como parte do país. Apesar do cenário estar se desenvolvendo desde o início do ano, a visita da presidente do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha ampliou a tensão entre os países.
+ Não há previsão para encontro entre Putin e Zelensky, diz Rússia
Isso porque, embora não conteste a ação de Pequim, o governo norte-americano afirma estar "completamente comprometido por lei" em garantir que Taiwan possa se defender. Com isso, o país iniciou uma série de exercícios militares ao entorno da ilha, envolvendo desde movimentos de navios até ataques com mísseis.