Baleia perdida no Rio Sena ainda não se alimentou e corre risco de morte
Animal tem vivido com vitaminas e antibióticos; especialistas estão desesperançosos
Luiza Bervian
Os esforços para alimentar uma baleia beluga que se perdeu no Rio Sena, na França, falharam até agora. Ela foi vista pela primeira vez, longe de seu habitat no Ártico, na semana passada. Especialistas estão tentando tirar a baleia da eclusa do rio onde ela está presa. O grupo de conservação marinha Sea Shepherd France tweetou nesta 2ªfeira (8.ago) que "as tentativas de alimentação continuam em paralelo para encontrar uma solução para tirá-la nas melhores condições".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Le béluga ne s'alimente (à priori) toujours pas mais il continue de se montrer curieux. Vers 4 h du matin il s'est frotté pendant 30 minutes sur les parois de l'écluse et s'est débarrassé des tâches qui étaient apparues sur son dos. Les antibiotiques ont également pu aider. pic.twitter.com/VIyZ9mWNN5
? Sea Shepherd France (@SeaShepherdFran) August 8, 2022
Especialistas no local alertaram que a beluga não deve ficar muito tempo na água morna e estagnada entre as comportas. "A beluga ainda não come, mas continua a mostrar curiosidade", publiou a Sea Shepherd France. Durante a noite, a baleia "esfregou-se na parede da eclusa e se livrou de manchas que haviam aparecido em seu dorso. Os antibióticos também podem ter ajudado".
Imagens de drone feitas pelos bombeiros franceses mostraram a baleia serpenteando suavemente em um trecho das águas verde-claras do rio entre Paris e a cidade de Rouen, na Normandia, a muitas dezenas de quilômetros do mar. Especialistas, desde 6ª feira (5.ago), tentam alimentar a beluga com arenques mortos e trutas vivas, mas não obtêm sucesso. A Sea Shepherd teme que a baleia possa morrer de fome lentamente na hidrovia e morrer.
As autoridades locais disseram que os veterinários deram à baleia vitaminas e produtos para estimular seu apetite, além de algum tratamento médico.