Arábia Saudita revela planos de construir megalópole futurista
Concentrada em um único prédio vertical, a cidade se estenderá por 170 quilômetros
Giovanna Colossi
A Arábia Saudita revelou nesta semana mais um projeto grandioso do programa Neom. A construção de uma megalópole que se estenderá por 170 quilômetros no deserto e acomodará 9 milhões de habitantes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Chamado de "The Line", o projeto, segundo o príncipe herdeiro Mohammed bin Salma, é "uma revolução civilizacional que coloca os humanos em primeiro lugar, proporcionando uma experiência de vida urbana sem precedentes, preservando a natureza circundante."
De acordo com o governo saudita, a cidade, que será revestida de espelho em seu exterior, oferece uma nova abordagem ao desenho da cidade, chamada de "gravidade zero", o que signifca construir a cidade em camadas verticais, o que facilitaria a movimentação entre locais de necessidades diárias. Os responsáveis pelo projeto, prometem que os moradores terão acesso a todas as instalações e serviços em 5 minutos. Além de poder contar com um trem de alta velocidade que vai interligar o arranha-ceú vertical de ponta a ponta em 20 minutos.
Veja o vídeo do projeto:
His Royal Highness announces designs for #THE_LINE, the city of the future in #NEOM.#SPAGOV pic.twitter.com/LDyQrMd0lF
? SPAENG (@Spa_Eng) July 25, 2022
A cidade faz parte do projeto Neom Vision 2030, que tem como objetivo crescer e diversificar a economia saudita, além de colocar o país na liderança no desenvolvimento global. As construções focam na região do Mar Vermelho, no noroeste da Arábia Saudita, e estavam inicialmente programadas para 2025. Os custos passam de centenas de bilhões.