"De volta ao Salão Oval", diz Biden após testar negativo para a covid-19
O presidente de 79 anos retomou as atividades nesta 4ª feira, depois de dois testes negativos
Patrícia Vasconcellos
Washington DC - No fim da manhã desta 4ª feira (27.jul), a agenda do presidente norte-americano foi atualizada. Um pronunciamento foi incluído na área externa da Casa Branca. Joe Biden teve resultado negativo para covid-19 em dois testes rápidos e retomou a agenda presidencial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O presidente americano recebeu duas doses da vacina contra covid e também duas doses de reforço. O tratamento, segundo o médico da presidência, consistiu em analgésico e o antiviral Paxlovid, do laboratório Pfizer, criado especificamente para tratamento da doença.
Nos Estados Unidos, a medicação é indicada para maiores de 65 anos e pessoas infectadas com risco de desenvolver formas mais graves de covid-19. "Esse não é só um tratamento para o presidente" disse Biden, garantindo que o remédio está a disposição da população americana. "Quando meu antecessor contraiu a Covid19, ele teve que ser transportado de helicóptero para o Walter Reed Medical Center porque estava gravemente doente. Felizmente ele se recuperou. Quando peguei Covid, trabalhei no andar de cima da Casa Branca, nos escritórios no andar de cima por um período de cinco dias. A diferença são as vacinas, claro" disse o presidente.
Biden foi infectado pela variante BA.5 e apresentou sintomas leves -- dor de garganta e dores no corpo nos primeiros dias.
Na última terça-feira, 26, pesquisadores e representantes de laboratórios estiveram na Casa Branca para a troca de informações sobre a nova geração de vacinas contra a Covid19. Uma das propostas para pesquisa e testes é um imunizante que bloquearia a transmissão do vírus.