Integrantes da UE chegam a acordo para reduzir consumo de gás
Medida tem como objetivo auxiliar na independência do bloco e diminuir as importações russas
Camila Stucaluc
Os Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo, nesta 3ª feira (26.jul), para reduzir o consumo de gás. Segundo informado pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, a medida conta com a diminuição de 15% na demanda de gás na região a partir de agosto, o que deverá auxiliar na redução das importações russas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O acordo garantirá uma redução ordenada e coordenada do consumo de gás em toda a UE para se preparar para o próximo inverno. Isso também ajudará os países a diversificar as fontes de fornecimento de gás e acelerar o desenvolvimento de renováveis, tornando-se mais eficiente em termos energéticos", disse a presidente.
A ação acontece em meio à guerra na Ucrânia e às reduções constantes no fornecimento do produto por parte da Rússia, que, até o ano passado, contabilizava 40% das importações do bloco europeu. Além de visar a independência no setor, a medida também tem como objetivo ajudar países altamente dependentes do gás russo, como a Alemanha.
+ Soldados ucranianos se unem com estrangeiros para conter ofensiva russa
"O anúncio da Gazprom de que está cortando ainda mais as entregas de gás para a Europa através do Nord Stream 1, sem nenhuma razão técnica justificável, ilustra ainda mais a natureza não confiável da Rússia como fornecedora de energia. Graças à decisão de hoje, estamos prontos para abordar a nossa segurança energética em escala europeia", afirmou von der Leyen.