EUA suspendem teste de covid obrigatório para viajantes internacionais
Vacinados ou não, passageiros que chegarem no país não terão mais que apresentar testes negativos feitos um dia antes da viagem
A partir de domingo (12.jun), os Estados Unidos deixarão de exigir testes de covid-19 para passageiros que chegarem no país. A informação foi confirmada por um funcionário do governo norte-americano à agência Associated Press.
Companhias aéreas cobravam pelo levantamento da medida há meses. Em fevereiro, os grupos argumentaram que a exigência de testes era obsoleta devido ao alto número de casos de ômicrons em todos os estados do país, as maiores taxas de vacinação e novos tratamentos para o vírus.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o funcionário, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) vai reavaliar a necessidade do requisito de teste a cada 90 dias e, caso surja uma nova variante de preocupação, a medida pode ser restabelecida.
O governo Biden implementou a exigência de testes em 2021. O mandato inicial permitia que aqueles que estivessem totalmente vacinados mostrassem a prova de um teste negativo dentro de três dias da viagem, enquanto as pessoas não vacinadas tinham que apresentar um teste feito dentro de um dia da viagem. Em novembro, quando a variante ômicron causou uma nova onda de casos no mundo, o governo Biden endureceu a exigência e exigiu que todos os viajantes, independentemente do status de vacinação, fizessem o teste dentro de um dia de viagem aos Estados Unidos.
O levantamento da exigência ocorre seis semanas depois que um juiz federal encerrou a exigência de máscara do CDC para transporte de massa, incluindo trens, aviões, ônibus e centros de trânsito. O governo está apelando dessa decisão, dizendo que visa proteger a capacidade do CDC de responder a futuras emergências de saúde.
Ainda de acordo com o funcionário, o CDC continuará recomendando o teste de covid antes de viagens aéreas de qualquer tipo como medida de segurança.
* Com informações da Associated Press