Saiba o que os EUA pretendem apresentar ao Brasil na Cúpula das Américas
Ao SBT News, funcionário do governo norte-americano contou estratégias de negociações sobre desmatamento
SBT News
As expectativas para discussões relacionadas ao meio ambiente entre o Brasil e os Estados Unidos durante a Cúpula das Américas são altas. O tema, que foi tratado brevemente entre os presidentes Joe Biden, dos EUA, e Jair Bolsonaro (PL), na noite desta 5ª feira (9.jun), deverá ganhar novos desdobramentos: os Estados Unidos querem avançar em um projeto que visa o combate ao desmatamento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um funcionário sênior do governo norte-americano respondeu ao SBT News , durante audioconferência, sobre a Coalizão LEAF, uma parceria entre iniciativa pública e privada para arrecadar financiamentos e reduzir as emissões do desmatamento. A iniciativa, que, segundo o funcionário, já está em acordo com nove estados brasileiros, tem a intenção de arrecadar ao menos US$ 1 bilhão. Os recursos serão fiscalizados para que o uso seja utilizado na proteção de florestas.
"Formar um sistema de pagamento legal para reduções de emissões verificadas no desmatamento e emissões associadas. Esse esforço visa mobilizar pelo menos US$ 1 bilhão para incentivar os países tropicais e subtropicais a reduzir suas emissões, podendo pagar por essas reduções de emissões verificadas, que precisam de alta integridade, altos padrões ambientais e sociais", afirmou.
Através do projeto Amazon Connect os Estados Unidos afirmam que irão destinar 12 milhões de dólares para conservação das florestas no Brasil, Colômbia e Peru.
As perguntas ao funcionário sênior do governo americano foram feitas durante uma audioconferência na quarta-feira (8), a noite, pela correspondente internacional Patrícia Vasconcellos, com o intuito de entender o que será levado pelos EUA no diálogo acerca do desmatamento ilegal na Amazônia durante a Cúpula das Américas. A conversa vem no momento em que o jornalista Dom Philips e o indigenista Bruno Araújo seguem desaparecidos.
O representante também falou sobre as ações de Biden durante o evento: "O que o presidente está fazendo neste espaço é que ele está reconhecendo a necessidade de mobilizar fundos de governos globais, bem como do setor privado, e investir uma escala significativa de recursos para proteger essas florestas, investir em novas formas de oportunidades econômicas para aqueles que estão operando dentro e ao redor dessas florestas, para que não promovamos a extração ilegal de madeira e não criemos incentivos para perseguir a extração ilegal de madeira". O funcionário ainda reforçou as intenções do país em tratar os temas ambientais.
"O combate ao desmatamento ilegal e o foco na promoção de cadeias produtivas livres de desmatamento são parte fundamental de nossa agenda de ação climática. Obviamente, estamos interessados ??em investir em florestas tropicais como um impulso para um mundo líquido zero. E parte disso não é apenas interromper o desmatamento globalmente, particularmente a extração ilegal de madeira e o desmatamento ilegal, mas também restaurar florestas e outros ecossistemas que são críticos para alcançar o mundo de emissões líquidas zero até 2050", disse.