Fornecimento de gás russo à Finlândia será suspenso no sábado
Medida acontece após país recusar pagar a entrega do produto em rublos
O grupo de energia estatal da Finlândia Gasum anunciou, nesta 6ª feira (20.mai), que o fornecimento de gás russo ao país será cortado a partir de amanhã (21.mai). A ação acontece depois que o governo finlandês negou a pagar o serviço por meio de rublos - moeda russa -, como exigido pelo grupo Gazprom.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É lamentável que o fornecimento de gás natural sob nosso contrato de abastecimento seja interrompido. De todos os modos, nos preparamos cuidadosamente para esta situação e não teremos interrupções nas redes de fornecimento de gás", afirmou o presidente da Gasum, Mika Wiljanen, em um comunicado.
Em abril, o grupo russo Gazprom pediu que o gás exportado para outros países fosse pago em rublos, e não em euros, mas a Gasum rejeitou a exigência e anunciou que havia solicitado um procedimento de arbitragem. Hoje, o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, disse que é "evidente que ninguém entregará nada de graça".
+ Rússia afirma ter conquistado quase por completo a região de Lugansk
Antes da Finlândia, Moscou já havia cortado o fornecimento de gás para outros países, como Polônia e Bulgária, que também recusaram a pagar as entregas na moeda russa. A maioria das nações procura, agora, novos meios para suprir a dependência do produto russo sem prejudicar o abastecimento da população.