UE diz que negociações sobre programa nuclear do Irã foram retomadas
Objetivo é fazer com o governo dos EUA retorne ao acordo e suspenda as sanções impostas contra o país
O chefe de diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, disse, nesta 6ª feira (13.mai), que as negociações sobre o programa nuclear no Irã foram retomadas. O tema, lançado na década de 1950, estava estagnado há anos e seguia sendo discutido por grandes potências para ser recuperado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"As negociações estavam em ponto morto e foram reabertas", declarou Borrell. "Avalio esta reunião no Irã de maneira muito positiva, mas este tipo de coisa não pode ser resolvido da noite para o dia. Digamos que as coisas estavam bloqueadas e foram desbloqueadas", acrescentou.
O Irã participa há um ano em negociações diretas para a retomada dos diálogos. O objetivo é fazer com que o governo dos Estados Unidos retorne ao acordo, que proíbe o desenvolvimento de armas nucleares, em particular com a suspensão das sanções contra o Irã e a garantia de que o país respeitará plenamente os compromissos.
+ Tribunal ucraniano julga hoje primeiro caso de crime de guerra
Entre os principais obstáculos para as negociações está o pedido do Irã para a retirada da Guarda Revolucionária - exército ideológico do país - da lista norte-americana de "organizações terroristas estrangeiras". O tema é rejeitado pelo presidente Joe Biden, que não parece disposto a ceder à exigência.