Publicidade
Mundo

Presidente da Comissão Europeia parabeniza Macron por vitória nas eleições

Líderes de diferentes países se manifestaram sobre o resultado das eleições francesas também

Imagem da noticia Presidente da Comissão Europeia parabeniza Macron por vitória nas eleições
Ursula von der Leyen (EU2017EE Estonian Presidency/Flickr)
• Atualizado em
Publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou o presidente da França, Emmanuel Macron, pela vitória no segundo turno das eleições presidenciais do país. Ursula se manifestou sobre o resultado do pleito pelo Twitter.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na rede social, ela escreveu: "Caro Emmanuel Macron, parabéns pela sua reeleição como Presidente da República. Estou ansiosa para continuar nossa excelente cooperação. Juntos, vamos fazer avançar a França e a Europa". Macron derrotou a nacionalista de extrema-direita Marine Le Pen.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o presidente da Romênia, Klaus Iohannis, também parabenizaram o atual presidente francês pela reeleição. "É com grande entusiasmo que encaro a perspetiva de continuarmos a trabalhar em conjunto nos próximos quatro anos. O Povo francês demonstrou uma vez mais o seu compromisso com o projeto europeu", escreveu o primeiro no Twitter. Já o segundo disse estar "feliz por continuar a trabalhar" com Macron "para a Parceria Estratégica, a construção de uma Europa poderosa e unida e a cooperação reforçada no flanco oriental da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte]".

Outro líder a se pronunciar sobre o resultado das eleições francesas foi o premiê da Bélgica, Alexander de Croo: "Os franceses fizeram uma escolha importante hoje. Eles escolheram a certeza e os valores do Iluminismo. Felicito de coração Emmanuel Macron pela sua reeleição. Vamos trabalhar juntos por uma Europa forte e unida", escreveu num tweet em que anexou uma carta enviada ao francês. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, por sua vez, escreveu: Parabéns calorosos queridos Emmanuel Macron. Neste período turbulento, precisamos de uma Europa sólida e de uma França totalmente comprometida com uma União Europeia mais soberana e mais estratégica. Podemos contar com a França por mais cinco anos.

No Brasil, diferentes políticos de oposição ao governo Jair Bolsonaro (PL) celebraram o resultado do pleito na França, entre eles os deputados federais Maria do Rosário (PT-RS) e o senador Rogério Carvalho (PT-SE). "O mundo civilizado e democrático cumprimenta a França por escolher Emmanuel Mácron e não permitir poder à extrema-direita. O Brasil se inspire!", falou a primeira. Já Carvalho pontuou: Tchau Le Pen! Parabéns ao presidente da França, Macron pela vitória contra a extrema direitista, Le Pen. Derrotar o fascismo não é uma tarefa apenas de um candidato, mas um dever civilizatório de todos. Logo será o povo brasileiro que mandará o ódio de volta para o lixo da história". O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia declarado apoio ao presidente francês no segundo turno.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade