Macron amplia vantagem sobre Le Pen e pode vencer com 57% dos votos
Aumento da intenção de voto em relação ao político deve-se ao último debate eleitoral
SBT News
Após participar do debate eleitoral na última 4ª feira (20.abr), as intenções de voto a favor do presidente e candidato Emmanuel Macron subiram um ponto na França. Novos resultados da pesquisa Ipsos-Sopra Steria apontam que o político está com vantagem de pelo menos 15 pontos percentuais sobre Marine Le Pen, podendo vencer o segundo turno do pleito com 57,5% dos votos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo os dados, o aumento de intenção de voto em relação a Macron deve-se ao desempenho do presidente no debate televisionado, que durou cerca de duas horas. Além de propostas e planos de governo, o político fez ataques contra a líder de extrema-direita e disse que ela depende financeiramente da Rússia. Ele também criticou a política de Le Pen sobre a banição do véu islâmico em espaços públicos, o que poderia causar uma guerra civil.
Macron, que venceu as eleições de 2017 com ampla vantagem sobre Le Pen (66% a 34%), segue com o apoio de 34% dos eleitores do esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 22% dos votos. Com isso, quase dois em cada três franceses (64%) preveem a vitória de Macron, 16% acreditam na eleição de Marine Le Pen e 20% continuam divididos.
+ Macron e Le Pen disputam votos de uma França dividida
O segundo turno das eleições está marcado para domingo (24.abr). A expectativa é que 73% dos franceses participem da votação, que não é obrigatória na França.