EUA: Polícia evacua Capitólio após confundir apresentação com ataque aéreo
Aeronave que transportava paraquedistas do Exército chegou a ser classificada como uma "ameaça provável"
Uma apresentação de paraquedistas do Exército, na abertura de um jogo de beisebol, provocou uma confusão no Capitólio dos Estados Unidos, nao fim da tarde desta 4ª feira (20.abr).
A construção emblemática, que abriga o Congresso norte-americano, em Washington, chegou a ser evacuada por algumas horas, depois que a Polícia do Capitólio identificou, no espaço aéreo da região, a presença de uma aeronave a qual identificou como uma "ameaça em potencial".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O avião, na verdade, transportava os 'Golden Knights' ('Cavaleiros Dourados'), uma equipe de paraquedistas das Forças Armadas dos EUA, que faria uma apresentação no pré-jogo do estádio de beisebol do Washington Nationals, que está localizado a cerca de 1,6 quilômetros do Capitólio. A partida fazia parte do 'Military Appreciation Night', evento que celebra o militares da ativa.
Fontes da Polícia do Capitólio afirmaram à agência de notícias Associated Press (AP) que houve uma falha de comunicação entre a instituição de segurança e os organizadores do evento, que não teriam autorização adequada para decolar e para sobrevoar a região de Washington. Ainda de acordo com os entrevistados, que não quiseram ser identificados pela AP, a aeronave teria decolado, horas antes, da base da Força Aérea de Andrews, no estado norte-americano do Maryland.
Após a constatação do mal-entendido, a Polícia do Capitólio disparou mensagens e e-mails a parlamentares, jornalistas e funcionários informando a ausência de perigo. "O Capitólio foi evacuado com muita cautela esta noite. Não há ameaça no Capitólio. Mais detalhes estão por vir", dizia o comunicado. Devido ao recesso, havia poucas no prédio no momento da evacuação.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, reagiu ao episódio, e culpou a Administração Federal de Aviação (FAA) em um comunicado na noite desta 4ª feira, dizendo que sua "aparente falha em notificar a Polícia do Capitólio sobre o sobrevoo pré-planejado do Estádio Nacional é ultrajante e imperdoável". A FAA ainda não se pronunciou.
A falha na comunicação também alertou autoridades da capital norte-americana que, desde a invasão ao Capitólio, no dia 06 de janeiro de 2021, por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, têm trabalhado para aprimorar os protocolos de segurança do centro do poder legislativo dos EUA.
Leia também: