Publicidade
Mundo

Macron e Le Pen vão disputar segundo turno na França

Atual presidente francês foi o candidato mais votado no primeiro turno, neste domingo

Imagem da noticia Macron e Le Pen vão disputar segundo turno na França
Emmanuel Macron à esquerda e Marine Le Pen à direita (Reprodução)
• Atualizado em
Publicidade

O atual presidente da França, Emmanuel Macron, e a nacionalista de extrema-direita Marine Le Pen foram os mais votados no primeiro turno das eleições presidenciais do país, neste domingo (10.abr), e vão agora se enfrentar no segundo, que está marcado para 24 de abril. Macron teve 27% dos votos hoje, enquanto Le Pen recebeu pouco mais de 24%. O líder de extrema-esquerda Jean-Luc Melenchon foi o terceiro colocado, com cerca de 21%.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em 2017, o presidente francês venceu a nacionalista no pleito com ampla vantagem, mas o mesmo resultado está longe de ser garantido desta vez. As informações são da Associated Press. No cenário de segundo turno, as pesquisas de intenção de voto mostram um cenário de paridade numérica entre os concorrentes: Macron com 51% e Le Pen com 49%. Para o novo pleito acontecer, é necessário que nenhum dos candidatos tenha mais de 50% no primeiro turno.

A polarização entre ambos os políticos acontece desde o início da guerra na Ucrânia. O presidente francês é um dos principais interlocutores internacionais para um cessar-fogo no conflito e, de certa forma, o seu movimento diplomático nesta situação foi uma avaliação dos franceses no pleito deste domingo.

Macron tem usado sua campanha para ser alguém que luta contra o extremismo. Em entrevista ao jornal Le Parisien, disse que Le Pen e seu partido dependem financeiramente de Vladmir Putin e que sua concorrente é condescendente com a Rússia, além de apontar que o programa de governo dela é considerado brutal, racista e cheio de mentiras no âmbito social.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade