Academia se pronuncia após tapa de Will Smith: "não toleramos violência"
Agressão ao humorista Chris Rock foi feita depois de piada envolvendo a esposa de Smith
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela maior premiação do cinema mundial, o Oscar, se pronunciou, na madrugada desta 2ª feira (28.mar), sobre o tapa dado em Chris Rock pelo ator Will Smith durante a cerimônia. Pelas redes sociais, a entidade afirmou que "não tolera qualquer tipo de violência" e que o objetivo do evento é para prestigiar e reconhecer os talentos dos artistas de cinema ao redor do mundo.
The Academy does not condone violence of any form.
? The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
Mais cedo, a revista norte-americano Variety informou que o Departamento de Polícia procurou por Rock, mas ele não quis registrar um boletim de ocorrência contra o ator. Os policiais afirmaram, no entanto, que estão cientes do incidente envolvendo os artistas e que, caso o humorista queira fazer o registro da agressão, "o departamento está disponível para concluir o relatório investigativo".
Enquanto apresentava o prêmio de melhor documentário no Oscar, realizado na noite de ontem (27.mar), Rock brincou com o fato da esposa de Smith, Jada Pinkett-Smith, estar careca, comparando-a com o visual de Demi Moore no filme G.I. Jane (Até o limite da honra - título em português), de 1997. Ele disse, ainda, que mal podia esperar para ver Pinkett-Smith estrelar G.I. Jane 2, o que levou Smith a subir ao palco e bater no humorista.
Após a agressão, tanto o público como os convidados ficaram confusos e não sabiam se o ato tinha sido real ou ensaiado. Minutos depois, no entanto, o ator voltou ao seu lugar e gritou: "mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca!". Rock, por sua vez, reiterou que fez apenas uma piada.
+ Após tapa em Chis Rock, Will Smith leva o Oscar de Melhor Ator
Em diversos pronunciamentos, Pinkett-Smith já declarou que tem uma condição de perda de cabelo, chamada de alopecia. A primeira declaração da atriz foi feita nas redes sociais e, posteriormente, no próprio programa - Red Table Talk. No início, ela tentou esconder a doença usando turbantes, mas logo aderiu ao visual careca, compartilhando dicas de beleza na internet.
Leia também
+ Confira os filmes premiados na cerimônia do Oscar 2022
+ Jane Campion ganha o Oscar de Melhor Direção com "Ataque dos Cães"
+ Primeiro surdo a ganhar o Oscar como ator, Troy Kotsur emociona em discurso