Canadá se torna um dos destinos favoritos dos brasileiros
Procura pelo país dobrou durante a pandemia de covid-19
SBT Brasil
Morar em um país de economia estável, com mais empregos e melhores salários é o sonho de milhares de brasileiros, e o Canadá tem se tornado um dos destinos favoritos. Durante a pandemia, a procura dobrou.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas redes sociais, Letícia mostra trajetória de quase um ano na cidade de Ottawa, capital do Canadá.
"Quando eu terminei o ensino médio, meu pai falou que não queria que eu fosse pra universidade direto, então eu fui pro Canadá fazer intercâmbio e aprender francês, porque é um país bilíngue, então eu falei é uma boa ideia pra aprender um idioma diferente que não seja só inglês", conta a especialista em marketing Leticia Santos.
Eduarda, irmã mais velha de Letícia, vive no Canadá há mais tempo: cinco anos. Ela foi pra estudar inglês e hoje está perto de conseguir o visto de residência.
"Se você for garçonete, médico, ou engenheiro, todo mundo está no mesmo patamar aqui. Todo mundo se respeita e tem a possibilidade de ganhar salários muito bons", afirma a confeiteira Eduarda Santos.
Dados do governo canadense mostram que no ano passado mais de 11 mil brasileiros receberam a autorização de residência permanente, mais que o dobro de antes da pandemia.
A crise sócio-econômica no Brasil e a necessidade do Canadá de obter mão de obra ajudam a explicar a disparada de brasileiros rumo ao país norte-americano, mas se mudar para lá não é tão simples como muita gente pensa."Você tem algumas possibilidades que é você investir, que é você participar de um processo de seleção do governo canadense para aplicar pela residência, ou fazer um curso que você tem direito a estágio pelo período de dois anos. Depois desses dois anos, você consegue mais três anos de visto, e depois desses cinco anos de visto de trabalho e estudo, você consegue aplicar pra residência permanente", explica Cláudio Cantamessa, diretor de escola de intercâmbio..
Portugal é outro destino muito procurado por quem quer viver no exterior. De 2019 até ano 2021, o serviço de estrangeiros e fronteiras do país teve um aumento de quase 40% nos vistos de brasileiros residentes.
A Irlanda também atrai. No mesmo período, houve um aumento de 130% nos vistos ativos de brasileiros que moram por lá.
Leia também:
+ Covid-19 aumenta em 46% chances de desenvolver Diabetes Tipo 2