Encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil agradece apoio internacional
Anatoliy Tkach disse que "todo o tipo de ajuda, seja humanitária ou financeira, é bem-vinda"
Victoria Nogueira Rosa
Horas depois de emitir uma nota afirmando que o objetivo militar russo é destruir o estado ucraniano e estabelecer o controle, a embaixada ucraniana no Brasil promoveu uma entrevista coletiva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach. Ele reforçou que a invasão da Rússia é uma ação de guerra e que as tropas de Putin estão atacando cidades e civis por várias direções, incluindo Donbass e Crimeia, na região nordeste ucraniana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na oportunidade, Tkach disse que o "agressor precisa ser chamado de agressor", em referência à Rússia. Em seguida, agradeceu o apoio internacional que o país está recebendo: "Todo o tipo de ajuda, seja humanitária ou financeira, é bem-vinda", e que o conflito "representa um risco não apenas para a segurança na Ucrânia, mas também em todo o continente europeu".
Anatoliy Tkach disse que vai aguardar o contato das autoridades brasileiras sobre o conflito, e reiterou que os ucranianos que vivem no exterior devem permanecer nos países onde estão atualmente. O Encarregado concluiu afirmando que "a Ucrânia está aplicando todos os esforços diplomáticos para encerrar o conflito o mais rápido possível".