Publicidade
Mundo

Vazamento de petróleo atinge rio na Amazônia equatoriana

Escoamento foi provocado depois que grandes pedras caíram em cima do tubo de oleoduto

Imagem da noticia Vazamento de petróleo atinge rio na Amazônia equatoriana
Quantidade despejada de petróleo ainda está sendo calculada | Reprodução/Twitter
• Atualizado em
Publicidade

O vazamento de petróleo que atinge a Amazônia equatoriana desde 6ª feira (28.jan) atingiu um rio que abastece comunidades indígenas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente local, o escoamento já contaminou parte da reserva ambiental, composta por 403 hectares.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em nota, a OCP Ecuador, empresa responsável pelo oleoduto, disse que começou a distribuir água potável para as comunidades da zona afetada, como Toyuca, Sardinas e Guayusa, e que também deverá levar comida e cuidados médicos.

"Estamos em processo de remediar o solo afetado e também a vegetação, bem como aqueles pequenos vestígios que ficaram no curso d'água", disse o presidente da OCP, Jorge Vugdelija. Segundo ele, o vazamento foi provocado depois que grandes pedras caíram em cima do tubo de oleoduto. A quantidade despejada de petróleo, no entanto, ainda está sendo calculada.

+ OMS alerta para aumento do descarte de resíduos hospitalares

"Construímos algumas piscinas para poder conter o petróleo derramado e diria que fomos bem sucedidos nisso, conseguindo conter a grande maioria do petróleo que saiu do oleoduto", afirmou Vugdelija. Em comunicado, o ministério disse que está monitorando o rio Coca e coordenando o desenvolvimento de contenção e remediação onde são identificados vestígios de hidrocarbonetos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade