Vazamento de petróleo atinge rio na Amazônia equatoriana
Escoamento foi provocado depois que grandes pedras caíram em cima do tubo de oleoduto
O vazamento de petróleo que atinge a Amazônia equatoriana desde 6ª feira (28.jan) atingiu um rio que abastece comunidades indígenas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente local, o escoamento já contaminou parte da reserva ambiental, composta por 403 hectares.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, a OCP Ecuador, empresa responsável pelo oleoduto, disse que começou a distribuir água potável para as comunidades da zona afetada, como Toyuca, Sardinas e Guayusa, e que também deverá levar comida e cuidados médicos.
"Estamos em processo de remediar o solo afetado e também a vegetação, bem como aqueles pequenos vestígios que ficaram no curso d'água", disse o presidente da OCP, Jorge Vugdelija. Segundo ele, o vazamento foi provocado depois que grandes pedras caíram em cima do tubo de oleoduto. A quantidade despejada de petróleo, no entanto, ainda está sendo calculada.
+ OMS alerta para aumento do descarte de resíduos hospitalares
"Construímos algumas piscinas para poder conter o petróleo derramado e diria que fomos bem sucedidos nisso, conseguindo conter a grande maioria do petróleo que saiu do oleoduto", afirmou Vugdelija. Em comunicado, o ministério disse que está monitorando o rio Coca e coordenando o desenvolvimento de contenção e remediação onde são identificados vestígios de hidrocarbonetos.
An oil spill (caused by a burst pipeline) in eastern Ecuador has reached a protected area of the nation?s Amazon rainforest and contaminated a river that supplies water to Indigenous communities. pic.twitter.com/dPAHePYgrj
? Mrigank Shail, MD (@mrigankshail) February 1, 2022
Massive oil spill in Ecuador yesterday. pic.twitter.com/M1WoSRpyAZ
? Profé (@ProtestaBloc) January 29, 2022