Publicidade
Mundo

Erupção em Tonga foi equivalente a 100 bombas atômicas

Fenômeno teve efeitos no Alasca, a mais de 9 mil km de distância, e provocou um tsunami

Imagem da noticia Erupção em Tonga foi equivalente a 100 bombas atômicas
Catástrofe natural cobriu o reino polinésio de Tonga com camada de cinzas tóxicas | Japan Meteorology Agency
• Atualizado em
Publicidade

Cientistas da Nasa afirmaram, nesta 2ª feira (24.jan), que a força da erupção vulcânica nas ilhas Tonga, no último dia 15 de, superou a potência da bomba atômica lançada sobre Hiroshima, no Japão, em 1945. Segundo eles, os impactos provocados pelo fenômeno foram 100 vezes maiores do que pelo explosivo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O vulcão submarino, denominado Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, lançou uma coluna de fumaça que alcançou altura de 40 km após a erupção, com o equivalente a algo entre 5 e 30 milhões de toneladas de trinitrotolueno (TNT) -- dinamite. Além disso, o fenômeno teve efeitos até no Alasca, a mais de 9 mil km de distância, e provocou um tsunami.

"Calculamos que a quantidade de energia liberada pela erupção foi equivalente a entre 5 e 30 mt (um megaton = 1.000 kt)", declarou o cientista Jim Garvin, em artigo publicado no site Earth Observatory. De acordo com ele, o fenômeno gerou uma onda atmosférica que se propagou mundo afora, com perturbações na pressão atmosférica sobre América do Norte, Índia, Europa, entre outros.

+ Peru declara emergência ambiental após vazamento de óleo

A catástrofe natural cobriu o reino polinésio de Tonga com camada de cinzas tóxicas, contaminando a água potável, arrasando cultivos agrícolas e destruindo completamente ao menos duas cidades. No total, 80% dos 100 mil habitantes da região foram prejudicados e ao menos três pessoas morreram.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade