Japão impõe novas restrições após surto de covid-19
Onda de contaminações é reflexo da rápida disseminação da variante ômicron
SBT News
O governo do Japão informou, nesta 4ª feira (19.jan), que irá impor novas restrições sanitárias para tentar conter o surto de covid-19 no país. As medidas deverão entrar em vigor na próxima 6ª feira (21.jan) e serão ampliadas até meados de fevereiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a resolução do governo, cada região ficará responsável por adotar as medidas aprovadas. Entre elas estão a redução do horário de funcionamento de bares, restaurantes e estabelecimentos noturnos, além da suspensão da venda de bebidas alcoólicas após determinado horário.
Em pronunciamento, o primeiro-ministro Fumio Kishida explicou que o governo procura estar "totalmente preparado" para a luta contra a mais recente onda de covid-19, influenciada pela variante ômicron. "Com avaliações científicas de especialistas, a cooperação de profissionais médicos e, sobretudo, a cooperação da população japonesa, vamos superar essa situação", disse.
+ Ômicron freou recuperação econômica global, diz ONU
A variante ômicron provocou uma nova onda de infecções no Japão, com mais de 30 mil casos diários da doença. Até o momento, 78% da população japonesa está totalmente vacinada, mas apenas 1,2% recebeu a dose de reforço.