Com alta de casos, Portugal restabelece restrições contra covid-19
Uso de máscara em ambientes fechados e apresentação do comprovante de vacinação estão entre as medidas
O governo de Portugal anunciou que irá retomar, a partir da próxima 4ª feira (1º.dez), as restrições para conter o aumento de casos de covid-19. Mesmo com 87% da população totalmente vacinada contra o vírus, o país vem registrando mais de 3 mil ocorrências diárias de covid-19 desde o último dia 24.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Não importa o quão bem sucedida foi a vacinação, precisamos estar cientes de que estamos entrando em uma fase de risco maior", disse o primeiro-ministro, António Costa, durante o anúncio da medida na 5ª feira (25.nov). "Nós temos visto um crescimento significativo (de casos) na UE, e Portugal não é uma ilha", acrescentou.
Conforme o decreto, o uso de máscara voltará a ser obrigatório em ambientes fechados e o comprovante de vacinação será exigido em bares, restaurantes e hotéis. Turistas que desejarem visitar o país deverão apresentar um resultado negativo de teste PCR ou antígeno feito 72 horas antes do embarque. Segundo o premiê, caso alguma companhia aérea transporte algum passageiro sem o documento, poderá ser multada em 20 mil euros -- aproximadamente R$ 125 mil.
+ OMS se reúne para discutir nova variante da covid localizada na África
A rápida vacinação de 10 milhões de cidadãos portugueses permitiu que o país suspendesse a maioria das restrições à pandemia. No entanto, à medida que a quarta onda se espalha pela Europa, o governo voltou a implementar algumas das regras impostas para conter a disseminação da doença, principalmente durante a temporada de férias e festividades de final de ano.