Após 18 meses, Índia reabre fronteiras para turistas estrangeiros
Medida contempla apenas viajantes com o ciclo vacinal completo contra a covid-19
SBT News
A Índia começa a permitir, a partir desta 2ª feira (15.nov), a entrada de turistas estrangeiros totalmente vacinados contra a covid-19. A reabertura das fronteiras, fechadas há cerca de 18 meses, faz parte do plano de flexibilização imposto no país à medida que as infecções diminuem e o número de vacinações aumenta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para ingressar em território indiano, segundo o governo, os viajantes devem estar com o ciclo vacinal completo, seguir todos os protocolos de covid-19 e testar negativo para a doença em até 72 horas antes do voo. Muitos também precisarão ser testados novamente após chegarem ao aeroporto local. Turistas de países que possuem acordos com a Índia para o reconhecimento mútuo de certificados de vacinação, como os Estados Unidos e Reino Unido, podem deixar o aeroporto sem passar pelo teste.
Esta é a primeira vez, desde março de 2020, que a Índia permite que viajantes em voos comerciais ingressem no país. No último mês, o governo havia permitido apenas a entrada de turistas totalmente vacinados em voos fretados. "A pandemia devastou a indústria, mas as coisas vão voltar ao normal quando os turistas estrangeiros começarem a chegar", disse Jyoti Mayal, presidente da Associação de Agentes de Viagem da Índia, ressaltando que as infecções por covid-19 caíram significativamente no país.
+ Áustria determina lockdown para pessoas não vacinadas contra a covid-19
Para incentivar os viajantes a visitar a Índia, o governo planeja ainda emitir 500 mil vistos gratuitos até março de 2022. As mudanças devem impulsionar os setores de turismo e hoteleiro, que foram gravemente atingidos pelas restrições. "O turismo é uma indústria muito resiliente e a próxima temporada parece muito promissora. Temos esperança de gerar mais empregos do que perdemos durante a pandemia ", reforçou Mayal.
+ Nova York investirá 450 milhões de dólares com volta de turistas internacionais
Até o momento, a campanha de vacinação contra o novo coronavírus na Índia alcançou quase 79% da população adulta com apenas uma dose, enquanto 38% já estão totalmente imunizados. Em março, o país teve um pico de contaminações, chegando a registrar mais de 300 mil casos de covid-19 por dia durante uma semana.