COP é última chance para cumprir meta climática, diz presidente do evento
Em discurso de abertura, Alok Sharma pediu união por parte dos países
SBT News
O presidente da 26ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-26), Alok Sharma, disse neste domingo (31.out), que o evento é a última chance para a humanidade cumprir as metas referentes aos clima e limitar o aquecimento global. A declaração foi dada na abertura da COP-26, que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia, e vai até 12 de novembro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Sharma, "o rápido processo de mudança climática está acendendo um alarme para o mundo aumentar o ritmo de adaptação, para enfrentar perdas e danos e agir agora para manter viva [a meta de] 1,5ºC". Neste domingo, líderes do G20 também debateram medidas para tentar respeitar esse limite. Os compromissos que os governos fizeram até agora vão deixar a Terra, no mínimo, 2,7ºC mais quente.
O presidente da COP-26 acrescentou no discurso de abertura que, mesmo com as emissões de gás carbônico tendo caído momentaneamete em países que adotaram medias restritivas para conter a pandemia, em 2020, elas ficaram em patamar elevado no ano passado. Além disso, Sharma pediu união por parte dos países e disse que esta edição da COP terá uma dificuldade maior que a COP-21, realizada em 2015 em Paris, na França, tendo em vista o objetivo do novo encontro de detalhar regras estabelecidas como marco-geral na edição anterior.
Para o presidente da COP-26, há uma intensidade maior nas divergências políticas agora do que há seis anos. Dessa forma, pontuou: "Minha mensagem para todos os líderes é clara: deixem para trás os fantasmas do passado e fiquem unidos em torno desta questão que afeta a todos nós, protejam nosso precioso planeta".
**Com informações da Agência Brasil
Veja também: