Sobrevivente de Hiroshima que lutou pelo desarmamento morre aos 96 anos
Sunao Tsuboi tinha 20 anos quando viu a bomba atômica lançada pelos EUA explodir sobre a cidade japonesa, matando mais de 140 mil pessoas
SBT News
Um sobrevivente da bomba atômica Little Boy lançada em Hiroshima, em 1945, morreu aos 96 anos. A morte foi no domingo (24.out), no entanto, o anúncio foi feito pela família na 4ªfeira (27.out).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Tsuboi tinha 20 anos quando foi testemunha do ataque na cidade japonesa em 6 de agosto de 1945, que matou cerca de 140 mil pessoas. Ele presenciou o evento quando estava a caminho da universidade, há 1,2 km do epicentro da explosão. "Nunca esqueci o raio da explosão", disse ele a jornalistas em 2016.
Com a experiência da bomba atômica, e a sociedade militarizada à época fizeram com que Tsuboi lutasse contra as armas nucleares. Anos depois, foi professor e presidente da maior associação de vítimas da bomba atômica no Japão para fazer valer os direitos de quem sofreu os efeitos devastadores do armamento.
O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, que tem família e eleitorado em Hiroshima fez uma declaração no Twitter sobre o papel de Tsuboi na luta pelo fim das armas nucleares.
???????????????????????????????????????????
? ???? (@kishida230) October 27, 2021
?????????????????????????????????????????????????????????????????????????
??????????????????????
"O Sr. Tsuboi ajudou nosso objetivo de alcançar um mundo sem armas nucleares", escreveu Kishida.
O Japão ainda tem 128 mil pessoas que sobreviveram aos ataques de bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.