Morre Ndakasi, a gorila que ficou famosa por selfie em pé
Ela ficou famosa devido a sua história e personalidade; Foto dos últimos momentos de vida viralizou
O Parque Nacional de Virunga, na fronteira entre Ruanda e Uganda, anunciou a morte de uma gorila que ficou famosa na internet após uma selfie tirada no Dia da Terra em 2019, em que ela aparece em pé atrás de um guarda.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Com grande pesar, Virunga anuncia a morte da gorila da montanha órfã Ndakasi, que residia no centro de Senkwekwe havia mais de uma década", informou o Parque de Virunga nas redes sociais.
It is with heartfelt sadness that Virunga announces the death of beloved orphaned mountain gorilla, Ndakasi.
? Virunga NationalPark (@gorillacd) October 5, 2021
C?est avec une profonde tristese que Virunga annonce le décès du gorille de montagne orpheliné Ndakasi.https://t.co/GdkJbhWESz pic.twitter.com/bsCKdEq8tB
Ndakasi nasceu em abril de 2007 e tinha apenas dois meses de idade quando foi encontrada pelos guardas florestais do parque. Elas estavam agarradas ao corpo da mãe, que tinha sido baleada e morta por milícias armadas horas antes.
Como não foi possível a volta à vida selvagem, a gorila passou a viver no parque de Virunga, e lá, junto com outro gorila, Ndeze por mais de 10 anos.
André Bauma e outros funcionários no Senkwekwe Mountain Gorilla Center cuidaram de Ndakasi que cuidaram da gorila e de outros órfãos por 13 anos lamentou a perda.
"Foi um privilégio apoiar e cuidar de uma criatura tão amorosa, especialmente sabendo do trauma que Ndakasi sofreu quando era muito jovem. Pode-se dizer que ela se parece com sua mãe, Nyiransekuye, cujo nome significa "alguém feliz em receber os outros". Foi a doce natureza e inteligência de Ndakasi que me ajudou a entender a conexão entre humanos e grandes macacos e por que devemos fazer tudo ao nosso alcance para protegê-los. Tenho orgulho de ter chamado Ndakasi de meu amigo. Eu a amava como uma criança e sua personalidade alegre trazia um sorriso ao meu rosto cada vez que interagia com ela. Ela fará falta para todos nós em Virunga, mas somos eternamente gratos pela riqueza que Ndakasi trouxe para nossas vidas durante seu tempo em Senkwekwe", disse Andre Bauman, cuidador da gorila até o último dia de vida dela.
O local é o único orfanato de gorilas da montanha no mundo e acolhe órfãos de gorilas da montanha que perderam suas famílias devido à caça ilegal ou ao conflito.