Publicidade
Mundo

Vulcão nas Ilhas Canárias para de emitir lava e cinzas

Em mais de uma semana, erupção destruiu mais de 500 edifícios; Pausa é momentânea

Imagem da noticia Vulcão nas Ilhas Canárias para de emitir lava e cinzas
Especialistas preevem que vulcão permanecerá ativo por ao menos 79 dias | Reprodução/Twitter HendrikThoma
• Atualizado em
Publicidade

O vulcão Cumbre Vieja, que está ativo há mais de uma semana na ilha de La Palma (Canárias), Espanha, deixou de emitir lava, fumaça e cinzas na manhã desta 2ªfeira (27.set), após uma noite com várias erupções.

Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A coluna de fumaça que espalhou cinzas por toda a ilha desapareceu e o vulcão aparenta não ter atividade. Do porto de Tazacorte, pequenas colunas de fumaça são vistas ao longo do caminho principal que destruiu a aldeia de Todoque.

No domingo (26.set), o fluxo de lava estava a 1,6 km da faixa costeira, mas, segundo a agencia de notícias espanhola EFE, ainda não chegou ao mar.

O comitê científico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca) informou que até o fim do dia a lava poderia chegar ao mar. Os integrantes do Pevolca altertou aos moradores de Tazacorte que eles devem permanecer dentro de casa para evitar contaminação por gases tóxicos expelidos pelo vulcão.

Oito dias de erupção e destruição

Há mais de uma semana, a erupção no vulcão La Palma, deixou um rastro de destruição. Cerca de 500 edifícios já foram destruídos pela lava, que já cobre uma área de 212 hectares, incluindo muitas plantações de banana.

Em 1971 e 1949, a ilha presenciou episódios de erupção e provocou três mortes, sendo que duas morreram devido à inalação de gás expelido pelo vulcão.

O vulcão Cumbre Vieja expele lava desde domingo da semana passada, no entanto, não há registro de mortos e feridos. As autoridades regionais estimam prejuízos de 400 milhões de euros. De acordo com especialistas, a erupção vulcânica pode durar mais de 79 dias.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade