Publicidade
Mundo

Talibã anuncia governo provisório no Afeganistão

Bandeira do grupo foi estendida na sede do governo do vale do Panjshir, última região resistente ao comando

Imagem da noticia Talibã anuncia governo provisório no Afeganistão
talibã
• Atualizado em
Publicidade

Quase um mês depois da tomada de Cabul, o Talibã anunciou, nesta 3ª feira (07.set), a formação de um governo provisório no Afeganistão. A bandeira do grupo foi estendida na sede do governo do vale do Panjshir, última região resistente ao comando.

Mullah Mohammad Hassan será o primeiro-ministro interino. Ele está na lista de pessoas sancionadas pelas Nações Unidas, e foi um dos mais influentes nomes no governo Talibã deposto pela coalizão liderada pelos Estados Unidos.

O anúncio aconteceu horas depois de uma sessão de tiros em Cabul. Guardas do grupo prenderam jornalistas locais e dispersaram um protesto de mulheres não diretamente contra o Talibã, mas contra o Paquistão.

Não é à toa que os olhos dos afegãos e de boa parte do mundo estejam voltados para o Paquistão. O país teve no passado e terá ainda mais, a partir de agora, um papel importante e estratégico para definir como será o futuro do Afeganistão.

Um dos primeiros desafios será a retirada de afegãos que se sentem ameaçados pelo Talibã, uma negociação complexa que depende dos dois governos e do poder de influência de vários países interessados na questão.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade