Publicidade
Mundo

Após 76 anos do bombardeamento, Nagasaki pede pelo fim de armas nucleares

Explosão matou cerca de 74 mil pessoas; cidadãos fizeram um minuto de silêncio para homenagear as vítimas

Imagem da noticia Após 76 anos do bombardeamento, Nagasaki pede pelo fim de armas nucleares
Bomba nuclear atingiu a cidade às 11h02 de 9 de agosto de 1945 | Reprodução/internet
• Atualizado em
Publicidade

Exatamente às 11h02 de 9 de agosto de 1945, uma bomba atômica atingiu a região de Nagasaki, no Japão, destruindo toda a cidade e matando cerca de 74 mil pessoas. Durante uma homenagem prestada às vítimas da explosão, a cidade japonesa fez um apelo pelo fim das armas nucleares em todo o mundo.

"Os líderes internacionais devem comprometer-se a reduzir as armas nucleares e a construir confiança através do diálogo, e a sociedade civil deve empurrá-los nessa direção", disse o presidente da câmara de Nagasaki, Tomihisa Taue.

Em janeiro deste ano entrou em vigor o Tratado Internacional de Proibição de Armas Nucleares (ITNW, na sigla em inglês), que proíbe o uso, desenvolvimento, produção, teste, armazenamento, transferência e ameaças de uso de armas nucleares. Apesar de ter sido adotado em 7 de julho de 2017 e aprovado por 122 países da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, o Tratado só pôde ser aplicado oficialmente após receber 50 assinaturas dos Estados-membros.

No entanto, países como Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte, que possuem armamento nuclear, não assinaram o documento.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade