Talibã conquista mais 4 capitais do Afeganistão e expande domínio
Grupo terrorista já controla 6 das 34 províncias, após os EUA anunciarem a retirada das tropas
Os extremistas do Talibã continuam seguindo e conquistando territórios no Afeganistão. No início desta 2ª feira (9.ago), o grupo conquistou Aibak, capital da província homônima, no norte do território. Com isso, os terroristas controlam seis das 34 capitais de províncias afegãs - incluindo Qala-i-Naw, Zaranj, Kunduz, Sar-e-Pul e Taloqan - sendo que cinco delas foram conquistas somente nos últimos três dias.
As cidades, espalhadas por todo o território, ampliaram ainda mais o poder dos extremistas, dominando áreas rurais, postos de fronteiras e, consequentemente, enfraquecendo as forças oficiais. As ações do grupo, que começaram em 7 de julho, aceleraram após o anúncio da saída das tropas militares dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que devem concluir o processo de retirada ainda no fim de agosto.
O grupo tomou importantes prédios governamentais nas cidades e continua em combate com as forças do governo, resultando na distruição de várias regiões e na fuga de milhares de cidadãos.