Publicidade
Mundo

Médico é julgado por contrabandear cloroquina para "kit covid" nos EUA

Jennings Ryan Staley confessou o crime e admitiu ter enganado pacientes ao prometer 100% de eficácia

Imagem da noticia Médico é julgado por contrabandear cloroquina para "kit covid" nos EUA
Remédios
• Atualizado em
Publicidade

Um médico norte-americano declarou-se culpado da acusação de contrabandear hidroxicloroquina para os Estados Unidos a fim de vendê-la como parte de um kit de tratamento para a covid-19. O medicamento é comprovadamente ineficaz no combate ao coronavírus.

Jennings Ryan Staley, de 46 anos, compareceu na 6ª feira (16.jul) a um tribunal em San Diego, no estado da Califórnia. Em sua confissão, ele ainda admitiu ter abusado de sua posição de confiança como médico ao fazer afirmações tidas como extremas. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, o profissional vendia o kit covid como uma "receita mágica" com "100% de eficácia", que forneceria ao menos seis semanas de imunidade. Um agente disfarçado comprou o produto por US$ 4 mil (equivalente a R$ 20,4 mil).

O médico confessou ter entrado em contato com um fornecedor chinês para importar 11kg de pó de hidroxicloroquina. Para entrar ilegalmente no país, o produto foi rotulado como extrato de inhame. Ele ainda teria usado os dados de um funcionário para conseguir mais medicamentos e tentado obstruir as investigações. Ao ser confrontado sobre se vendia o kit prometendo 100% de eficácia, o profissional disse que isso seria "tolice".

"Enquanto os profissionais de saúde em todo o mundo trabalhavam de forma altruísta na linha de frente de uma pandemia internacional, este médico usou sua posição para lucrar com o medo da covid-19", disse o procurador-Geral em exercício dos EUA, Randy Grossman. "Doutor Staley admitiu que era tudo uma mentira como parte de um golpe para ganhar dinheiro rápido", acrescentou a agente especial do FBI Suzanne Turner. Depois de confessar os crimes, o médico tem uma nova audiência marcada para 8 de outubro.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade