Ruptura do oleoduto causa incêndio no Golfo do México; veja vídeo
Empresa mexicana de petróleo Pemex relatou vazamento de gás em canal subaquático
Um incêndio na superfície do oceano a oeste da Península de Yucatán, no México, foi extinto, nesta 6ª feira (2.jul), após a empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) identificar um vazamento de gás de um oleoduto subaquático.
Chamas laranjas brilhantes saltando da água parecendo lava derretida foram apelidadas de "olho de fogo" nas redes sociais devido à forma circular do incêndio, que se alastrou a uma curta distância de uma das plataformas da estatal.
Veja vídeo registado pela imprensa local:
? Sobre el incendio registrado en aguas del Golfo de México, en la Sonda de Campeche, a unos metros de la plataforma Ku-Charly (dentro del Activo Integral de Producción Ku Maloob Zaap)
? Manuel Lopez San Martin (@MLopezSanMartin) July 2, 2021
Tres barcos han apoyado para sofocar las llamas pic.twitter.com/thIOl8PLQo
A Pemex disse que nenhum ferimento foi relatado e que a produção não foi afetada. O vazamento de gás começou por volta das 5h15, no horário local. O fogo foi extinto cinco horas depois.
"O incidente foi tratado imediatamente quando os protocolos de segurança foram ativados e com o acompanhamento de embarcações de combate a incêndios nas proximidades, como Ilha de Santa Cruz, Baía do Campeche e Bourbon Alienor", disse a estatal em comunicado (texto em espanhol).
Angel Carrizales, chefe do regulador de segurança de petróleo do México ASEA, escreveu no Twitter que o incidente "não gerou nenhum vazamento". A Pemex acrescentou que investigaria a causa do incidente.