Espanha anuncia volta de torcidas aos estádios em algumas regiões
Público terá que usar máscaras do tipo PFF2 e manter distanciamento de 1,5 metros
A Espanha dará início à implementação de um protocolo para que torcidas voltem a acompanhar jogos nos estádios de futebol mesmo durante a pandemia e, assim, consigam assistir presencialmente as duas últimas rodadas do Campeonato Espanhol. O anúncio foi feito nesta 4ª feira (12.mai) pelo ministro da Cultura e do Esporte do país, José Manuel Uribes, em conjunto com a ministra da Saúde, Carolina Darias.
Segundo Uribes, a medida "combina a vontade de que nestes dois dias restantes haja audiência nos estádios de futebol, com o critério sanitário, que é fundamental". O protocolo aponta que o retorno do público só será permitido em regiões cujo nível de alerta máximo é 1, ou seja, em que a incidência de casos da Covid-19 nos últimos 14 dias foi menor que 50 a cada 100 mil habitantes e onde a taxa de ocupação dos leitos de UTI é inferior a 10%, por exemplo.
+ Governo anuncia vacinação de atletas para as Olimpíadas de Tóquio
Além disso, nos estádios, será permitida a entrada de no máximo 5 mil torcedores, e todos terão que usar máscaras do tipo PFF2/N95 sem válvula e manter distanciamento de 1,5 metros para as pessoas próximas. Fumar ou consumir bebidas e alimentos não estará autorizado.
O governo espanhol explica ainda que forças e órgãos de segurança controlarão os arredores dos locais das partidas para evitar multidões e que o público terá a temperatura medida na entrada. As autoridades do país analisam agora uma forma para permitir o retorno de torcidas às quadras de basquete também.
Liberação do público em Portugal
Outra nação que anunciou hoje o retorno do público aos estádios de futebol foi Portugal. Nesse caso, porém, a medida faz parte um teste que pode ou não viabilizar a volta definitiva. Dessa forma, os locais das partidas na última rodada do Campeonato Português autorizarão a entrada apenas de torcedores dos clubes mandantes e a ocupação das arquibancadas deverá ser de no máximo 10% da capacidade.
+ Brasil tem segundo dia com média de mortes por covid abaixo de 2 mil
Para acessar os estádios, será preciso apresentar ainda um teste com resultado negativo para a Covid-19. De acordo com a Liga Portugal, entidade responsável por organizar o futebol profissional no país, o retorno teste foi aprovado após várias reuniões com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e autoridades de saúde e o governo locais.