Dezenove brasileiros são acusados de conspiração nos EUA
Eles abriram mais de 2 mil contas falsas em um esquema de fraudes em aplicativos de transporte e de entrega
Dezenove brasileiros foram acusados de conspiração nos Estados Unidos. Eles vão responder por fraude após terem aberto contas falsas em empresas de serviço de entrega e de transporte. Para driblar as regras das empresas, eles utilizaram identidades roubadas e as alugavam, ou vendiam, para outros motoristas.
Parte desses repasses chegaram a ser feitos para pessoas que não tinham qualificação para dirigir, segundo o Departamento de Justiça do estado de Massachussets. Na 6ª feira (8.mai), o departamento divulgou a denúncia. A estimativa é que eles tenham usado dados de mais de 2 mil pessoas.
No comunicado, a Justiça norte-americana também afirma que o grupo de brasileiros alterava o sistema dos aplicativos para ganhar mais dinheiro. Eles fizeram algumas alterações como falsificar o GPS, para que a distância percorrida fosse maior, e assim recebessem mais pelo serviço.
"Esses indivíduos são acusados ??de executar um esquema em todo o país, no qual arrastaram milhares de pessoas inocentes para seu esquema, roubando suas identidades. Eles pensaram que seria uma maneira fácil de ganhar dinheiro rápido, mas, ao fazê-lo, comprometeram a segurança pública ao colocar pessoas ao volante que não conseguiam empregos nessas empresas por conta própria ", afirmou Joseph R. Bonavolonta, agente que atuou na investigação em Boston - a capital do estado onde ocorreu o crime.
O procurador também afirmou que eles roubaram dados de usuários de aplicativos para abrir as contas falsas. Até o momento, dez dos 19 suspeitos foram presos. Os outros nove estão foragidos.