Publicidade
Mundo

Louise Glück é a Prêmio Nobel da Literatura 2020

A poeta norte-americana é quarta mulher premiada este ano pela Academia Sueca

Imagem da noticia Louise Glück é a Prêmio Nobel da Literatura 2020
desenho da poeta Louise Glück
• Atualizado em
Publicidade
O nome da poeta norte-americana foi anunciado pela Academia Sueca nesta quinta-feira (8.out) como Nobel da Literatura 2020.A escritora foi escolhida "por sua voz poética inconfundível que, com beleza austera, faz universal a existência individual". Sua obra é inédita em livro no Brasil. 

Com a vitória de Louise Glück, o Prêmio Nobel já tem quatro premiadas mulheres neste ano. A primeira foi Andrea Ghez, que dividiu o prêmio com dois cientistas por sua pesquisa em buracos negros. Além dela, Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna ganharam o Prêmio Nobel 2020 em Química pela descoberta do Crispr, método de edição do genoma.

Este ano, o prêmio para cada um dos ganhadores do Nobel é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

O prêmio Nobel de Literatura tem causado polêmica desde 2016, quando foi atribuído a Bob Dylan, e ter estado suspenso em 2018. E de no ano passado ter sido entregue em dose dupla: à polaca Olga Tokarczuk?, que recebeu o prémio relativo ao ano de 2018, e ao austríaco Peter Handke, Prémio Nobel 2019. E a polémica voltou a acontecer por causa das posições políticas do autor e por ter apoiado o líder sérvio Slobodan Milosevic na guerra dos Balcãs. A academia se defendeu dizendo que o escritor tinha sido escolhido unicamente pelo seu mérito literário.

Confira o anúncio do Prêmio Nobel de Literatura 2020
 
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade