Nobel de Química vai para desenvolvimento de método de edição do genoma
Anúncio foi feito nesta quarta-feira (07.out) na Real Academia Sueca das Ciências, em Estocolmo
Nobel de Química vai para desenvolvimento de método de edição do genoma
SBT News
• Atualizado em
Publicidade
Prêmio Nobel da Química de 2020 foi atribuído a Emmanuelle Charpentier e a Jennifer A. Doudna. Foto: AP
O Prêmio Nobel da Química de 2020 foi atribuído a Emmanuelle Charpentier e a Jennifer A. Doudna pelo desenvolvimento de um método de edição do genoma, a CRISPR/Cas9. O anúncio foi feito nesta manhã pelo Comitê do Nobel na Real Academia Sueca das Ciências, em Estocolmo. O prêmio tem um valor de dez milhões de coroas suecas, algo em torno de 957 mil euros.
Em 2019, o prêmio foi atribuído a John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino "pelo desenvolvimento de baterias de lítio".
O primeiro prêmio de 2020 foi anunciado na última segunda-feira (05.out) com o Nobel de Medicina atribuído a três cientistas ? o norte-americano Harvey J. Alter, o britânico Michael Houghton e o norte-americano Charles M. Rice ? pela descoberta do vírus da hepatite C.
Na terça-feira (06.out), foi a vez de premiar os avanços no mundo da física com o prêmio dividido ao meio: uma metade para para o britânico Roger Penrose pela descoberta de que os buracos negros são uma previsão robusta da teoria da relatividade geral de Albert Einstein e a outra metade para o alemão Reinhard Genzel e a norte-americana Andrea Ghez pela descoberta do objeto compacto supermaciço que está no centro da nossa galáxia.
Amanhã, quinta-feira (08.out), o comitê do Nobel anunciará o Prêmio Nobel da Literatura e na sexta-feira (09.out), o Nobel da Paz. Por fim, a Economia na próxima segunda-feira (12.out).
Acompanhe aqui o anúncio da premiação do Nobel de Química