Publicidade
Justiça

Braskem tem cinco dias para explicar problema em mina de Maceió, decide TCU

Mineradora também terá que justificar valor de reparação de dano ambiental

Imagem da noticia Braskem tem cinco dias para explicar problema em mina de Maceió, decide TCU
Publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu cinco dias para que a Braskem explique o problema que levou ao desabamento de parte de uma mina em Maceió. Além do valor pago pela mineradora como reparação ao dano ambiental.

+ Leia as últimas notícias do SBT News

A decisão foi dada pelo ministro Aroldo Cedraz, na última 6ª feira (15.dez), e responde a um pedido do Ministério Público junto ao TCU e do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Além do pedido à Braskem, o ministro faz um alerta para responsabilização do TCU em possíveis novos acordos entre a União e a empresa, e também pede que áreas do governo apresentem informações - como os ministérios da Casa Civil e do Meio Ambiente.

"Determino [...] a realização de oitivas prévias junto à Braskem, à Casa Civil da Presidência da República, na condição de órgão responsável pela coordenação e pela integração das ações governamentais, ao Ministério de Minas e Energia, ao Ministério do Meio Ambiente, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, à Agência Nacional de Mineração, à Secretaria do Patrimônio da União e ao Serviço Geológico Brasileiro para que, no prazo improrrogável de 5 dias úteis, se pronunciem sobre a representação objeto destes autos, em especial no que concerne à atuação desses entes para a devida quantificação e reparação dos danos causados à União pela subsidência ocorrida em Maceió - AL", diz trecho da decisão.

O pedido do TCU faz parte de investigação da condução da Braskem em uma mina de extração de sal-gema em Maceió. Milhares de pessoas precisaram deixar suas casas no bairro Mutange ao longo dos últimos cinco anos. O local estava sob risco de colapso e parte da área da mina desabou no último fim de semana.

O caso é considerado o maior desastre ambiental urbano em andamento no país, e será investigado por uma CPI, no Senado.

Leia a íntegra do TCU:

Publicidade

Assuntos relacionados

Braskem
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade