Barroso e presidente de tribunal alemão discutem benefícios da inteligência artificial
Presidente do Supremo se encontrou com juiz Stephan Harbarth em Frankfurt, na Alemanha
Guilherme Resck
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, se reuniu nesta 2ª feira (9.out) com o presidente do Tribunal Constitucional Federal alemão, juiz Stephan Harbarth, em Frankfurt -- na Alemanha --, para conversarem sobre os impactos da tecnologia no sistema de Justiça em todo o mundo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o Supremo, na ocasião, eles "discutiram benefícios e desafios de temas como inteligência artificial e sobre como o Direito pode lidar com as novidades tecnológicas".
Em discurso na cerimônia de posse como presidente do STF, em 28 de setembro, Barroso disse que, com inovações tecnológicas e inteligência artificial, procuraria "aumentar a eficiência e a celeridade da tramitação processual no Brasil". "Para esse fim, venho mapeando os gargalos e os pontos de congestionamento do Judiciário e vamos enfrentá-los", complementou.
Antes do encontro de hoje, Barroso e o juiz participaram da abertura do Seminário Internacional de Alta Formação "Digitalização e Democracia: Um Diálogo Brasil-Europa", na Universidade de Frankfurt. Discursando, o presidente do Supremo falou sobre digitalização e democracia, além de sobre como a tecnologia impactou na recessão democrática em várias partes do mundo.
Ainda conforme o STF, os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, da Corte, também participaram de mesas no evento.