CNJ decide investigar participação de juízes no 8 de janeiro
Corregedor Luis Felipe Salomão pede informações a Moraes acerca da presença de servidores ou integrantes do Poder Judiciário
Murilo Fagundes
O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luis Felipe Salomão, decidiu nesta terça-feira (12.set.) abrir investigação focalizada na suposta participação de juízes e outros servidores do Poder Judiciário nos atos golpistas de 8 de janeiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Há diversas notícias na internet acerca do envolvimento de servidores públicos nos atos de cariz golpista noticiados para o mundo, de modo que se faz necessário investigar se servidores ou membros do Poder Judiciário estiveram imiscuídos nesse levante contra as instituições democráticas", escreveu Salomão na decisão à qual o SBT News teve acesso.
Veja a decisão:
O corregedor solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação sobre os atos antidemocráticos, o repasse de informações que tratem sobre essas supostas participações.
"Oficie-se ao em. Ministro ALEXANDRE DE MORAES, para que sejam encaminhadas a esta Corregedoria informações acerca da presença de
servidores ou membros do Poder Judiciário em procedimentos investigativos ou ações penais em curso, que tenham como objeto os episódios acima narrados", escreveu.
No despacho, Salomão determinou a todos os tribunais de justiça, tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho, além das corregedorias de cada um desses tribunais, que informassem em até 15 dias a existência de procedimentos disciplinares ou investigações preliminares que tenham servidores como investigados.
Leia também: