Publicidade
Justiça

Ex-vice-presidente estadual do PL é condenado a 40 anos por estupro de netas

José Renato da Silva é acusado por quase dez anos de abusos, e pode recorrer em liberdade

Imagem da noticia Ex-vice-presidente estadual do PL é condenado a 40 anos por estupro de netas
josé renato da silva
• Atualizado em
Publicidade

O ex-vice-presidente estadual do Partido Liberal (PL) em São Paulo e ex-presidente da Câmara de Suzano, na Grande São Paulo, José Renato da Silva, foi condenado a 40 anos de prisão por abusar sexualmente de duas netas. As ações violentas duraram quase dez anos - entre 2012 e 2021. Nas estimativas do Tribunal de Justiça de São Paulo, foram cometidos 1938 crimes - 969 contra cada uma das meninas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo, Silva foi acusado de abusar primeiro da própria filha, quando ela tinha 6 anos. As ações contra netas começaram na mesma faixa etária.

O caso foi descoberto na escola em que as duas crianças estudavam. Em contato com a diretora do colégio, as duas meninas relataram receber toques em partes íntimas e pedido de carinho na área genital. Elas também passaram mal na escola, e afirmaram que não gostavam mais do avô.

À Justiça, a filha relatou ter confrontado o pai pelos abusos, e relata que ele teria lamentado as ações. Como resposta, ela decidiu afastar as filhas dele, e conta que durante uma emergência familiar, em que ela estava em viagem, ele se encontrou com as netas e cometeu novos abusos.

No depoimento, ao qual o SBT News teve acesso, a filha ainda relatou ter acreditado que a violência contra havia sido um caso isolado, pertencente ao passado, e que o pai havia se controlado e feito algum tratamento. Além dos depoimentos, a denúncia apresentou troca de e-mails, mensagens e laudos psicológicos. 

"Não deixa dúvida a respeito da materialidade dos crimes e da sua autoria pelo Réu", diz trecho da sentença. As crianças fazem acompanhamento psicológico, e uma delas chegou a ser hospitalizada.

A sentença, publicada na noite de 6ª feira (11.ago), pelo juiz Jose? Eugenio Do Amaral Souza Neto, declara que José Renato da Silva cometeu 1938 crimes, com soma que levam aos 40 anos de prisão, em regime inicialmente fechado. Foi concedido a ele o direito de recorrer da decisão em liberdade, assim não será preso até conclusão do processo. 

O que diz a defesa

Ao SBT News, o advogado Denis Souza do Nascimento, que representa José Renato da Silva, afirma não poder comentar o caso por ainda não ter sido intimado. "Esse processo tramita em segredo de Justiça, assim, por ética e em cumprimento da lei, não posso comentar nada sobre os autos", relatou.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade