Publicidade
Justiça

Justiça desinterdita lago artificial de Neymar em Mangaratiba

Liminar foi concedida após defesa do pai do jogador alegar que há "ausência de crime ambiental" na obra

Imagem da noticia Justiça desinterdita lago artificial de Neymar em Mangaratiba
Lago Neymar
• Atualizado em
Publicidade

O Tribunal de Justiça de Mangaratiba concedeu, na tarde desta 6ª feira (30.jun), uma liminar que permite a desinterdição do lago artificial da mansão de Neymar, em Mangaratiba, litoral do Rio. A decisão ocorre após defesa do pai do jogador, Neymar Silva Santos, alegar que há "ausência de crime ambiental" na obra.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O local havia sido interditado no último dia 22 de junho pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba. Dentre as infrações ambientais descobertas na obra estão: desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental, segundo a Secretaria do Meio Ambiente de Mangaratiba.

"Não há qualquer indicação de 'risco continuado, risco eminente ao meio ambiente ou a população'. Inclusive, o Auto de Interdição se limita a seguinte fundamentação: ?Foi constatado obra de lago artificial sem licença ambiental em fase final. Devido a isso fica interditada toda a obra e empreendimento?, não apontando qualquer risco concreto ou iminente", disse o juiz Richard Robert Fairclough, responsável pela decisão

A liminar concedida se aplica apenas à desinterdição, ou seja, a aplicação de multa, que deve ser maior do que R$ 5 milhões, continua.

SOBRE A INTERDIÇÃO DO LAGO ARTIFICIAL

A ação se deu após denúncias baseadas em postagens de redes sociais, que mostravam a obra em andamento, que não tinha autorização ambiental. O pai do atleta estava no local quando as autoridades chegaram, e recebeu voz de prisão por desacato, mas foi liberado para participar de um leilão do Instituto Neymar na capital paulista. Antes da interdição, o item seria leiloado no evento.

A obra é parceria de Neymar com uma empresa chamada Genesis Experience, que também organiza um "reality show de paisagismo" com transmissão pelo Youtube.

Leia também:

+ Tribunal Superior Eleitoral forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível

+ SP: Falha na linha 9-Esmeralda de trens provoca caos na manhã desta 6ª

+ Concurso de fotos do Censo 2022 faz sucesso nas redes; votação vai até 21 de julho

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade