Moraes vota para tornar réus mais 250 denunciados por atos de 8 de janeiro
Ministros do STF analisam quinto bloco de ações penais; casos já somam 1.045
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta 3ª feira (16.mai), a favor de tornar réus mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. As novas ações penais, apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), deverão ser julgadas pela Corte em plenário virtual até o dia 22 de maio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Este é o quinto bloco de denúncias submetidas ao colegiado, somando quase 1.045 ocorrências. Caso os ministros sigam o voto de Moraes, relator do caso, e aceitem as novas ações, os acusados se tornarão réus e responderão criminalmente pela invasão aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, podendo pegar até 20 anos de prisão.
As denúncias foram divididas em dois inquéritos. No primeiro (4921), são investigados os incentivadores, acusados de incitação ao crime e associação criminosa. Já no segundo (4922), são analisadas as denúncias de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
+ Moraes autoriza análise de celulares de presos por atos golpistas
A expectativa é que todas as 1.390 denúncias apresentadas pela PGR sejam julgadas até o início de junho. Posteriormente, as ações serão oficialmente abertas e começarão a produção de provas e tomada de depoimentos. Na sequência, o STF irá julgar caso por caso, avaliando se o acusado será condenado ou absolvido.