Publicidade
Justiça

Segunda Turma do STF rejeita denúncia contra Renan Calheiros

Decisão tomada em 2019 foi revista pelo colegiado e contou com voto decisivo de Nunes Marques

Imagem da noticia Segunda Turma do STF rejeita denúncia contra Renan Calheiros
STF rejeita decisão de tornar Renan Calheiros réu em ação da operação Lava Jato
• Atualizado em
Publicidade

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou uma denúncia contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) em ação da Lava Jato sobre suposto esquema de corrução na Transpetro, subsidiária da Petrobras. A acusação, sobre suposto recebimento de propina havia sido aceita pelo mesmo colegiado em 2019.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O ministro Edson Fachin, relator do caso, e André Mendonça votaram para permanecer a aceitação da acusação e tornar o emedebista réu. Já os ministros Ricardo Lewandowski e Nunes Marques votaram a favor de retirar a denúncia, sendo este último o voto decisivo.

A rejeição aconteceu após pedido de recurso da defesa do senador e de mudanças na composição do colegiado: a aposentadoria de Celso de Mello e a transferência de Cármen Lúcia para a Primeira Turma. Em 2019, os dois ministros aceitaram a acusação contra Calheiros, que, em 2017, foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) por corrupção e vantagens a Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro.

Pelas redes sociais, Renan celebrou a decisão, afirmando que hoje não é mais réu em nenhuma "mentira da Lava Jato", declarou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade