Com quase 2 horas de atraso, começa o julgamento da pastora Flordelis
Ex-deputada é acusada de matar o marido, o também pastor Anderson do Carmo; Outros 4 réus serão julgados
SBT News
Começou, às 10h50 desta 2ª feira (7.nov), o julgamento da ex-deputada federal e pastora Flordelis, acusada de matar o marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Outros quatro réus, também envolvidos no crime, serão julgados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A ex-parlamentar chegou ao Tribunal do Júri de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, às 8h, mas o julgamento, que estava marcado para começar às 9h, atrasou por quase duas horas. Os advogados de defesa fizeram um cinturão em volta dos réus para impedir que a imprensa os filmasse.
Além de Flordelis, serão julgados sua filha biológica, Simone dos Santos Rodrigues, a neta Rayane dos Santos Oliveira e os filhos adotivos André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva. Todos eles são acusados de envolvimento na morte de Anderson, que foi executado a tiros na residência da família, no bairro de Pendotiba, em Niterói, em 16 de junho de 2019.
O advogado Ângelo Máximo, que representa Cláudia Maria Rodrigues de Souza, irmã do pastor e assistente de acusação, disse que Flordelis será condenada porque as provas nos autos são consistentes.
Acusações
Flordelis é acusada de ser a mandante do crime e responderá por homicídio triplamente qualificado -- quando o motivo é torpe, ou seja, fútil, há a utilização de meio cruel e de recurso que impossibilita a defesa da vítima -- tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.
Já os filhos Simone dos Santos Rodrigues, André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva responderão por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e associação criminosa armada. A neta, Rayane dos Santos Oliveira, responderá por homicídio triplamente qualificado e associação criminosa armada.
Julgamento
Ao todo, serão ouvidos -- além dos réus -- 12 testemunhas de acusação, uma testemunha assistente de acusação e 23 testemunhas de defesa.
Por causa do número de réus e de testemunhas, a expectativa no Tribunal do Júri de Niterói é de que a sessão de julgamento aconteça em mais de um dia. A previsão é de que a sessão desta 2ª feira seja interrompida por volta das 20h, sendo retomada às 9h de 3ª feira (08.nov).
Leia também:
+ Caso Flordelis, o crime que chocou o país
+ As provas que colocaram Flordelis no banco dos réus
+ Flordelis, de pastora e deputada mais votada do Rio a presidiária