Senado aprova indicação de general para o Superior Tribunal Militar
Apenas três senadores votaram contra a ida de Lourival Carvalho Silva para a corte
A indicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro para o Superior Tribunal Militar (STM) foi aprovada pelo Senado Federal na quarta-feira (11.mai). Com 37 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção pelo plenário da Casa legislativa, o general Lourival Carvalho Silva conquistou o direito de se tornar ministro da mais alta corte da justiça militar do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A votação no plenário, que confirmou o nome do general para o STM, ocorreu poucas horas depois da análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Indicado por Bolsonaro, ele não assumirá cadeira no tribunal de forma imediata. O general irá substituir Luis Carlos Gomes Mattos a partir de 28 de junho, conforme informa a Agência Senado.
"Jamais hesitando em tomar uma decisão difícil"
O futuro ministro do STM encara a sua ida para o tribunal como uma missão. "[Mas que será] facilitada pelas experiências acumuladas em quase cinco décadas de dedicação ao Exército e ao Brasil", declarou Carvalho Silva após a votação pelo plenário do Senado. "Durante toda minha vida militar, busquei executar na plenitude a autoridade correspondente aos cargos que ocupei. Jamais hesitando em tomar uma decisão difícil, porém necessária", comentou o general.
No Senado, a indicação de Carvalho Silva para o STM teve como relator Jaques Wagner (PT-BA), que é crítico de Bolsonaro. O petista, no entanto, elogiou o escolhido pelo presidente da República para a função de ministro. "Não posso deixar de reconhecer no general Lourival Carvalho Silva a formação, a trajetória a altivez e o compromisso com a nação brasileira para ocupar o destacado cargo do STM", afirmou o senador.
Quem é o general Lourival Carvalho Silva?
Aprovado para se tornar ministro do STM, o general Lourival Carvalho Silva tem 63 anos de idade. Com mais de cinco décadas de carreira militar, ele é bacharel em ciências militares, tendo se formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ). Além disso, exerceu diversos postos de comando, conforme ressalta o próprio STM em nota. Atualmente, é o chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército.
Saiba mais:
+ Justiça impede que criança peça indenização por ter nascido
+ Justiça militar nega habeas corpus a acusados de matarem músico com 80 tiros
+ Ministério Público pede anulação de denúncia contra Flávio Bolsonaro