Unesco inclui novos edifícios ucranianos à lista do Patrimônio Mundial em Perigo
Entidade classificou Catedral de Santa Sofia e Centro Histórico de Lviv como vulneráveis em meio à invasão russa
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu a Catedral de Santa Sofia, localizada na capital ucraniana, Kiev, e o Centro Histórico de Lviv à lista de Patrimônio Mundial em Perigo. Em comunicado, a entidade afirmou que a decisão foi tomada "em meio à ameaça de destruição que a ofensiva russa representa".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Já não estão reunidas as condições ideais para garantir plenamente a proteção do Valor Universal Excepcional da propriedade e que esta está ameaçada por um perigo potencial devido à guerra. Diante do risco de ataque direto, esses locais também são vulneráveis às ondas de choque causadas pelo bombardeio das duas cidades", disse a Unesco.
A inclusão da Catedral, construída no século XI, e do Centro de Lviv, fundado no final da Idade Média, junta-se à do Centro Histórico de Odessa, que foi inscrito na lista em janeiro deste ano. Todas as cidades estão em ataques constantes das forças russas, cenário que, segundo a Unesco, merece maior monitoramento e proteção da comunidade internacional.
+ Rússia deve aumentar ataques contra instalações de energia da Ucrânia no inverno
"Sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo lembra aos 195 Estados Partes da Convenção sua responsabilidade de monitorar e contribuir para a proteção desses edifícios. Abre também a porta a uma ajuda financeira e técnica adicional para implementar novas medidas de emergência - em consonância com as medidas já tomadas pela Ucrânia", avaliou a entidade.