Avenida Paulista ganha reforço de 300 policiais
PM's foram liberados para aderir ao programa durante dia de folga; remuneração será custeada pela prefeitura
A Avenida Paulista um reforço em sua segurança, a partir deste mês. Proposto e articulado pela Associação Paulista Viva junto à Secretaria de Estado da Segurança, Guarda Civil Metropolitana e Sub-Prefeitura da Sé, o Programa Operação Delegada consiste na liberação de cerca de 300 policiais militares que poderão substituir um dia de folga para realizar patrulhas de vigilância na Avenida, sendo remunerados pela Prefeitura de São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Esta ação permitirá que a Avenida tenha uma vigilância constante para minimizar e diminuir os registros de roubos e furtos na região. Sabemos que é um primeiro passo dado, mas é superimportante combater os crimes e levar segurança tanto para quem trabalha e reside como para quem visita a cidade", afirma o presidente da Associação Paulista Viva, Lívio Giosa.
Recentemente a Avenida Paulista esteve em pauta diante de um dado alarmante, o maior número de roubos em dez anos, com 1.106 registros (média de 3 por dia); já os furtos (6.343) atingiram o segundo maior patamar histórico, atrás apenas de 2019, último ano pré-pandemia, com mais de 7,5 mil ocorrências, segundo números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Na maioria das vezes, os crimes são cometidos por pequenos grupos, tendo menores de idade como integrantes. A Operação Delegada ocorrerá em toda a extensão da Avenida e em pontos pré-determinados e que registram mais assaltos. No ano passado a Associação Paulista Viva fez a doação à Polícia Militar de 20 bikes totalmente equipadas para uso nas rondas preventivas na ciclofaixa da Paulista.