Casa Branca alerta para possíveis ataques russos a navios civis no Mar Negro
Cidade portuária de Odesa, na Ucrânia, vem sendo alvo de bombardeios há três dias
Camila Stucaluc
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adam Hodge, alertou, na 4ª feira (19.jul), que os militares russos estão se preparando para possíveis ataques contra navios civis no Mar Negro. Segundo ele, as forças colocaram mais minas marítimas nas proximidades dos portos ucranianos. A intenção é culpar Kiev pelos ataques.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A declaração de Hodge aconteceu após o Ministério da Defesa da Rússia divulgar um comunicado afirmando que as águas internacionais no noroeste e sudeste do Mar Negro estão "temporariamente perigosas" para navegação. Isso porque a Ucrânia disse que continuará exportando grãos mesmo com a suspensão do acordo por Moscou.
Na manhã desta 5ª feira (20.jul), bombardeios atingiram diversas partes da cidade portuária de Odesa, no sul da Ucrânia, pelo terceiro dia seguido. Os ataques atingiram armazéns de cereais e instalações portuárias, além de destruir o edifício do consulado-geral da República Popular da China. Até o momento, uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas.
+ Putin culpa Ocidente por fim do acordo de grãos no Mar Negro
"Este ataque prova que o seu alvo não é apenas a Ucrânia, e não apenas a vida do nosso povo. Cerca de um milhão de toneladas de alimentos estão armazenados nos portos que foram atacados hoje. Este é o volume que deveria ter sido entregue aos países consumidores da África e da Ásia há muito tempo. Todos no mundo deveriam estar interessados em levar a Rússia à justiça pelo seu terror", disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.