Incêndio atinge base militar russa na Crimeia
Chamas provocaram a evacuação de 2 mil moradores; Moscou culpa Ucrânia
Um incêndio atingiu uma base militar da Rússia no distrito de Kirovske, na Crimeia, na madrugada desta 4ª feira (19.jul). Segundo autoridades locais, o fogo foi provocado por um ataque ucraniano e destruiu parte da base - que funcionava como campo de treinamento para as forças russas. Equipes ainda trabalham para conter as chamas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pelas redes sociais, o governador da Crimeia, Sergei Aksyonov, informou que uma rodovia próxima à base militar russa precisou ser interditada e ordenou a evacuação temporária dos moradores. Ao todo, 2 mil pessoas serão deslocadas. "A evacuação está planejada da área adjacente ao aterro sanitário no distrito de Kirovsky", escreveu Aksyonov.
Apesar da Ucrânia não confirmar a autoria do ataque, este é o segundo bombardeio na Crimeia nesta semana. Na 2ª feira (17.jul), um ataque com drones atingiu parte da Ponte Kerch, que liga a Rússia à península, resultando na morte de duas pessoas. A ponte já havia sido atacada em outubro do ano passado, quando um caminhão-bomba explodiu.
+ Guerra na Ucrânia já causou a morte de mais de 9,2 mil pessoas, diz ONU
A Crimeia, antes território ucraniano, foi anexada ilegalmente pela Rússia em 2014. A região facilitou o envio de tropas russas à Ucrânia para o início da invasão e continua auxiliando os militares com a locomoção e armazenamento de suprimentos. Com a guerra, Moscou anexou outras quatro cidades ucranianas - Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia - oficializando a incorporação de 18% do território vizinho.