Ponte que liga Rússia à Crimeia é atacada de novo
Duas pessoas morreram. Moscou atribuiu o ataque à Ucrânia
Um ataque na madrugada desta 2ª feira (17.jul) danificou parte de uma importante ponte que liga a Rússia à Crimeia, península anexada por Moscou. Esse é o segundo ataque ao local desde o início da guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo autoridades russas, duas pessoas morreram e uma criança, filha das vítimas, ficou ferida. A Ponte Kerch foi fechada temporariamente.
O Comitê Nacional Antiterrorista da Rússia afirma que o ataque foi realizado por dois drones marítimos ucranianos. A Ucrânia não assumiu a responsabilidade. Mas, no que parecia ser um reconhecimento tácito, o porta-voz do Serviço de Segurança da Ucrânia, Artem Degtyarenko, disse em um comunicado que sua agência revelaria detalhes de como o "bang" foi organizado depois que Kiev venceu a guerra.
A ponte já havia sido atacada em outubro, quando um caminhão-bomba explodiu duas de suas seções e exigiu meses de reparo. Moscou condenou o ataque como um ato de terrorismo e retaliou bombardeando a infraestrutura civil da Ucrânia, visando a rede elétrica do país durante o inverno.
Também nesta 2ª feira, a Rússia anunciou a suspensão do acordo que permitia a exportação de grãos por meio no Mar Negro. A decisão foi anunciada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que afirmou que o país só retomará o acordo quando tiver as exigências atendidas. Entre elas está a suspensão de algumas das sanções impostas pelo Ocidente.
* Com informações da Associated Press