Publicidade
Jornalismo

UE avalia penalizar países que ajudam Rússia a contornar sanções

Bloco está trabalhando no 11º pacote de restrições para sufocar economia de Moscou

Imagem da noticia UE avalia penalizar países que ajudam Rússia a contornar sanções
Discurso da líder europeia foi feito em Kiev, capital da Ucrânia, ao lado do presidente Volodymyr Zelensky | Reprodução/Twitter vonderleyen
• Atualizado em
Publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou, nesta 3ª feira (9.mai), que o bloco está preparando um novo pacote de sanções contra a Rússia. A iniciativa, a 11ª desde o início da invasão na Ucrânia, pode englobar países que ajudem intencionalmente Moscou a contornar as restrições impostas pelo grupo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Continuamos a fazer tudo ao nosso alcance para corroer a máquina de guerra do [presidente russo Vladimir] Putin e suas receitas. O foco agora é reprimir a evasão, juntamente com nossos parceiros internacionais. A Ucrânia pode contar com nosso apoio e experiência durante todo o processo", disse von der Leyen.

O discurso da líder europeia foi feito em Kiev, capital da Ucrânia, ao lado do presidente Volodymyr Zelensky. Essa é a quinta viagem da diplomata ao país desde a invasão russa e, desta vez, englobou discussões sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia. "A Ucrânia luta pelos ideais da Europa que celebramos hoje", frisou von der Leyen.

+ Em Dia da Vitória, Putin reforça discurso sobre guerra e critica Ocidente

O último pacote de sanções da UE contra a Rússia foi aprovado em fevereiro deste ano, logo após a guerra completar um ano. As restrições foram impostas a 121 indivíduos e entidades de Moscou, além de exportações, propagandas e setor bancário, fazendo com que o bloco tenha as sanções de maior alcance de todos os tempos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade